Os cachorros de raça pequena são os mais procurados por quem mora em apartamento. Afinal, por serem menores, eles não precisam de tanto espaço para suprir suas necessidades e conseguem se adaptar facilmente a ambientes compactos.
Mas não pense que eles são todos iguais: cada raça de cachorro possui características únicas que a torna especial. Enquanto alguns cães são mais calmos e quietinhos, outros parecem ligados na tomada e precisam de bastante atenção para brincar e extravasar as energias.
Se você está pensando em aumentar a família com um amigo de quatro patas, é importante conhecer a personalidade e os cuidados que cada um demanda para encontrar o cão ideal para você e seu estilo de vida.
Para te ajudar nessa escolha, preparamos uma lista com 7 raças de cachorros pequenos que já conquistaram os corações e lares brasileiros. Confira e saiba mais sobre as características de cada pet!

Expectativa de vida: de 12 a 20 anos.
Altura: de 15 a 20 cm.
Peso: de 1,5 a 3 kg.
É claro que a gente só poderia começar essa lista falando sobre a menor raça de cachorros do mundo: os Chihuahuas. Apesar de pouco tamanho, engana-se quem acha que eles são medrosos. Na verdade, esse cachorro é conhecido por ser valente, destemido e bem agitado.
Ele também costuma ser bem sociável, tanto com pessoas quanto com outros animais. Entretanto, é preciso saber dosar as brincadeiras: por ser muito pequeno, o Chihuahua pode se machucar com facilidade.
Apesar de ter uma alta expectativa de vida, a raça é mais suscetível a problemas cardíacos e oculares. Além disso, ela é bem sensível ao frio, necessitando de roupas, cobertas e cuidados redobrados nos meses de inverno.

Expectativa de vida: de 12 a 16 anos.
Altura: de 18 a 22 cm.
Peso: de 1 a 3,5 kg.
Também conhecido como Spitz Alemão Anão, o Lulu da Pomerânia é ideal para quem busca um amigo brincalhão, amoroso, extrovertido e companheiro. Seja com adultos ou crianças, ele adora interagir e ser o centro das atenções.
Por ter uma pelagem mais comprida, o cão precisa de escovação diária para manter a saúde dos fios, reduzir a queda de pelos e evitar nós e emaranhamentos. Também é indicado aparar os pelos mensalmente para manter a higiene.
A raça também demanda alguns cuidados para evitar problemas de pele, como seborreia e infecções bacterianas. Assim como a maioria dos cães de pequeno porte, o Lulu da Pomerânia também está mais suscetível à luxação da patela, que pode ser resolvida com cirurgia.

Expectativa de vida: de 12 a 18 anos.
Altura: de 24 a 28 cm.
Peso: de 2 a 4 kg.
O Poodle toy é a menor variação de Poodles que existe e está presente em diversos lares brasileiros. Ele é conhecido como um excelente nadador e adora brincadeiras com água. Além disso, cativa a todos com seu bom humor, alegria e fidelidade aos tutores e tutoras.
Por conta do seu tamanho, muitas pessoas evitam deixar o cão socializar com outros animais. Entretanto, essa prática não é recomendada e pode ser prejudicial para o pet, contribuindo para um comportamento mais agressivo.
De maneira geral, o Poodle é um animal bastante saudável, mas pode ganhar peso com facilidade. Por isso, é importante que ele siga uma dieta completa e balanceada, além de uma rotina com exercícios moderados para manter a forma e liberar a energia acumulada.

Expectativa de vida: de 12 a 16 anos.
Altura: de 25 a 30 cm.
Peso: de 3,5 a 4,5 kg.
O Pinscher miniatura também conquista diversas pessoas com sua personalidade única e forte. Apesar da fama de estressado, ele costuma ser amoroso e bastante fiel aos seus tutores e tutoras, protegendo-os da mesma maneira que é protegido.
Por ser elétrico e brincalhão, o Pinscher também se dá muito bem com crianças. Mas, assim como no caso dos Chihuahuas, também precisa de cautela e supervisão para que as brincadeiras com os pequenos não causem acidentes. Também é importante que eles socializem com outros animais desde filhotes, para garantir um comportamento mais tranquilo.
Entre os principais problemas de saúde que podem acometer a raça, estão a luxação da patela e a Doença de Perthes, que é definida como uma degeneração rápida das articulações do quadril e que aparece, principalmente, no primeiro ano de vida do cão.

Expectativa de vida: de 12 a 15 anos.
Altura: de 25 a 30 cm.
Peso: de 6 a 8 kg.
Além de ser uma das raças mais antigas do mundo, o Pug também é adorado por diversos tutores e tutoras, se adaptando com facilidade ao ambiente, seja em uma casa grande ou em um apartamento pequeno.
Com personalidade brincalhona, alegre e carinhosa, ele é um excelente companheiro para famílias que possuem crianças ou outros animais de estimação, desde que a socialização aconteça a partir dos primeiros meses de vida.
O cão faz parte das raças braquicefálicas, ou seja, que possuem o focinho curto. Essa condição faz com que o Pug apresente mais dificuldade para respirar e equilibrar a temperatura corporal. Por isso, é preciso redobrar os cuidados em dias quentes e manter o pet sempre refrescado para evitar quadros de hipertermia. Também é importante evitar atividades físicas pesadas e excessivas.

Expectativa de vida: de 10 a 15 anos.
Altura: de 25 a 27 cm.
Peso: de 4 a 7,5 kg.
Se você está procurando por um cão de companhia, o Shih Tzu é uma ótima escolha. Com personalidade dócil e tranquila, ele se adapta facilmente à rotina de seus tutores, te acompanhando tanto em um passeio quanto em um cochilo durante a tarde.
Quando socializado desde filhote, também se torna um grande amigo de crianças e outros animais de estimação. Por ser brincalhão e arteiro, é comum que você encontre o cão roubando chinelos e outros objetos apenas para te fazer correr atrás dele.
Em relação à saúde, o Shih Tzu possui o globo ocular bem exposto e precisa de cuidados especiais para evitar o ressecamento dos olhos e lesões na região. Já quando se trata da pelagem, é importante que ele seja escovado diariamente para evitar nós e quedas excessivas de pelo. Por fim, é comum que a raça apresente coprofagia (ingestão das próprias fezes) e precise de treinamento para corrigir e acabar com o hábito.

Expectativa de vida: de 13 a 16 anos.
Altura: de 15 a 20 cm.
Peso: de 2 a 4 kg.
Entre as raças de cachorros pequenos, o Yorkshire é extremamente popular entre pessoas que moram em apartamento. Mas não se engane: apesar de ter pouco tamanho, o pet é cheio de energia e precisa de bastante atenção para brincar e gastá-la. Ficar parado vendo TV, não é para ele.
Apesar de ser um cão amoroso e brincalhão, ele pode ser extremamente protetor e estranhar pessoas desconhecidas. Mas não se preocupe: com o adestramento correto, ele adquire um comportamento mais tranquilo e sociável em situações como essa.
Para prevenir a luxação da patela, recomenda-se evitar escadas e pulos de objetos mais altos, como a cama e o sofá. Também é comum que ele apresente dentição dupla, condição em que os dentes de leite não caem, mesmo com o surgimento dos dentes permanentes. Isso pode causar acúmulo de tártaro e mau hálito, sendo necessária a extração dos dentes por um veterinário especialista.
Depois de escolher o novo membro da família, que tal acessar o blog PEDIGREE® e conferir nossas dicas de nomes para cães? Temos diversas sugestões criativas que você vai adorar!
Quer encontrar um novo integrante para sua família? Visite o site de adoção de cães pedigreeadotar.com.br, encontre o match perfeito e adote um amor pra toda vida! ?

Compre online
Clique para comprar em qualquer um dos varejistas abaixo